WWW.BLOGAO.KIT.NET

quarta-feira, 28 de novembro de 2007


Ministério dinamiza tecnologia nas escolas.

Desde 2000 duplicaram os computadores, mas a utilização dos meios ainda não é eficiente
O investimento que as escolas têm recebido ao nível das novas tecnologias, nomeadamente através da aquisição de computadores e ligações à Internet de banda larga, não está a ser devidamente aproveitado. É pelo menos esta a análise do Ministério da Educação, que pretende que, a partir do próximo ano lectivo, os estabelecimentos selecionem um coordenador para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e desenvolvam planos de acção anuais.

"É fundamental conseguir que haja uma melhor 'pilotagem' ao nível das escolas", explicou ao DN Valter Lemos, secretário de Estado da Educação. "Uma das dificuldades que temos sentido é conseguir ter a funcionar a tempo inteiro, e uniformizados, os meios disponíveis, já bastante razoáveis".

Estas medidas, que constam do despacho 26 691/2005, publicado terça-feira em Diário da República merecem o aplauso de professores e encarregados de educação.

"Infelizmente, em muitos casos, os computadores estão nas escolas a servir de ornamento às salas de aula", considerou Albino Almeida, da Confederação Nacional das Associações de Pais. "É tempo de as TIC serem transversais ao currículo e utilizadas como meios de trabalho".

Para António Avelãs, da Federação Nacional dos Professores, a iniciativa do ministério pode "tornar mais eficaz, generalizado e seguro o acesso aos novos meios de aprendizagem". O sindicalista considerou que os docentes "têm feito um esforço muito grande" para obter formação a este nível, mas avisou que nas escolas há ainda trabalho a fazer "Não chega ter computadores. As próprias salas de aula precisam de equipamentos, como os projectores".

Meios a dobrar. Desde 2000, mais do que duplicaram os meios das salas TIC "Tinhamos um computador por 39 alunos, agora temos um por cada 14", referiu Valter Lemos. E o ministério promete que o investimento "é para manter", nomeadamente no apoio aos docentes: "Já abriu o concurso para a aquisição de computadores portáteis e outros equipamentos, como projectores de Power Point"; contou. "As escolas concorrem directamente. Há 14 milhões de euros disponíveis, que permitem equipar todos os agrupamentos com 20 a 30 portáteis".

As direcções regionais de educação têm já em funcionamento call-centers para orientar as escolas e preparam cursos de formação para professores que queiram melhorar os conhecimentos. Mas para materializar este "esforço", considera o ministério, será fundamental o coordenador, que terá "a responsabilidade objectiva de analisar e propor iniciativas".

Esta figura que, regra geral, será um funcionário da própria escola ou agrupamento, terá que garantir a gestão e funcionamento dos equipamentos. Outras funções passam por promover o uso "transversal" das TIC, envolvendo as diferentes áreas curriculares, e encaminhar professores e alunos com dificuldades para acções de formação. Para ajudá-lo, pode formar uma equipa de professores, pessoal auxiliar e até alunos com aptidões para as TIC, que vão servir de monitores dos colegas
http://dn.sapo.pt/2005/12/29/sociedade/ministerio_dinamiza_tecnologia_escol.html

4 comentários:

Grupo: PROINFO disse...

Olá Si...
muito interessante este noticia, pois aí vemos que já faz tempo que estão tentando implantar a tecnologia na Educação, e muitas vezes isso nem sempre é possivel..
bjus

Unknown disse...

É interessante vislumbrar que em um futuro próximo teremos possibilidades infinitas no campo educacional, sobre novos paradigmas a serem quebrados nas formas de educacao aplicando a technologia como ferramenta de estudo, desacobertando as cortinas de um mundo de infinitas possibilidades (vide HDTV, iPhones, WiMax, 3G...).
Muito bom este artigo! Parabens!
bjos

Katrynian disse...

Como diz a noiticia, faz tempo que estão tentando fazer uma inclusão digital, ás vezes nem sempre é possivel, mais temos que caminhar sempre para o progresso, parabéns, mto legal seu blog....hahaha

Rirela disse...

E isso aí Simone! A notícia nos faz pensar... Importante é que estejamos prontos pra acompanhar os novos rumos da Educação!
Beijos!
Teu blog tá show!